[ RESENHA N°11 ] O Apanhador no campo de centeio, DE J. D. Salinger

ISBN:  9788587575012
Editora: Editora do Autor 
Ano:  1999
Nº de Páginas:  208


SINOPSE: À espera no centeio (O Apanhador no Campo de Centeio na edição brasileira) narra um fim-de-semana na vida de Holden Caulfield, jovem de 16 anos vindo de uma família abastada de Nova York. Holden, estudante de um reputado internato para rapazes, volta para casa mais cedo no inverno depois de ter recebido más notas em quase todas as matérias e ter sido expulso. No regresso a casa, decide fazer um périplo adiando assim o confronto com a família. Holden vai refletindo sobre a sua curta vida, repassa sua peculiar visão de mundo e tenta definir alguma diretriz para seu futuro. Antes de enfrentar os pais, procura algumas pessoas importantes para si (um professor, uma antiga namorada, a sua irmãzinha) e tenta explicar-lhes a confusão que passa pela sua cabeça. Foi este livro que criou a cultura-jovem, pois na época em que foi escrito, a adolescência era apenas considerada uma passagem entre a juventude e a fase adulta, que não tinha importância. Mas esse livro mostrou o valor da adolescência, mostrando como os adolescentes pensam.




A história deste livro é sobre o atual presente de Holden Caulfield um garoto perturbado de 16 anos morador da cidade de Nova York, isso na década de 50.  Após ser reprovado em inúmeros colégios Holden mais uma vez consegue ser expulso após reprovar em todas as matérias (exceto inglês) no seu atual colégio o Pencey. Em todos os colégios por onde passou sempre teve fama de irresponsável, não se dedicava aos estudos, só fazia o que tinha vontade e queria apenas saber de farrear. Logo depois de sua expulsão uma carta foi enviada para comunicar seus pais sobre o que havia acontecido e em breve ele teria de enfrentar as consequências. 
Como não havia mais o que fazer ele então decide pegar suas coisas e se aventurar por Nova York antes do dia em que voltaria para casa e levaria a bronca de seus pais. Depois de caminhar por algumas ruas Holden decide se hospedar em um hotel barato chamado Edmont e por lá conhece algumas mulheres mais velhas que não lhe dá muita chance, porém mais tarde ele se esbarra com um dos funcionários do hotel que oferece a ele uma prostituta. Esse é um dos principais choques do livro, especialmente nos anos 50 falar de adolescência prostituição e vida sexual tudo ao mesmo tempo com certeza quebrou o tabu para os tipos de livros naquela época.

O livro é todo narrado em primeira pessoa e com o passar dos capítulos percebe-se o quanto a mente de Holden é confusa. Tudo se resume a seus pensamentos e o modo como ele vê as pessoas, a riqueza, a obsessão por dinheiro, a solidão dos alunos nas instituições de ensino e principalmente o cinema eram os tipos de coisas que o deixava irritado. 


“De cada dez pessoas que choram de se acabar com alguma cretinice no cinema, nove são, no fundo, uns bons sacanas”.


Holden representou bem os jovens da época e ainda hoje se assemelha bem com o jeito adolescente de ser. O hábito de querer quebrar regras impostas pela sociedade, beber, fumar deixa de lado os estudos e a vontade de descobrir mais sobre a vida sexual é o comportamento de metade dos jovens hoje, o que não faz Holden diferente de ninguém. Em minha opinião esse livro fala do medo que os jovens têm de crescer. Passar para a vida adulta e ter de aceitar as regas e fazer suas obrigações e tudo o que Holden tenta não fazer durante a história. No próprio livro quando ele fala que quer ser um apanhador no campo de centeio para ficar na beira do abismo e segurar as crianças para que elas não caiam é exatamente o medo de passar pra vida adulta.

Um acontecimento tocante na história é quando Holdem fala de Allie, seu irmão que morreu aos 11 anos com leucemia. Lidar com a morte não é fácil, principalmente na juventude. Mesmo depois da morte do irmão Holden sempre pensa nele e muitas vezes imagina estar sendo observado pelo irmão, o que traz a ele algum conforto. Enfim, o livro tem muitos outros detalhes relevantes, porém esses eu achei mais apropriado comentar com vocês. Também fala sobre a família e o carinho de Holden por seus irmãos, sua antiga vizinha que jogava damas com ele na infância e também amigos de outros colégios onde estudou. Um ponto muito sério também é sobre a questão religiosa, os questionamentos de Holden sobre a existência de Deus e no que ele acreditava, mas essa parte vou deixar para vocês descobrirem. Espero que gostem do livro e tenham uma ótima leitura, beijos e até a próxima. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGEM RECENTE

Lista de utensílios para a casa nova

MINHA ESTANTE NO SKOOB