[ RESENHA N°01 ] Como eu era antes de você, De Jojo Moyes



ISBN: 9788580573299
Editora: Intrínseca
Tradutor: Beatriz Horta
Ano: 2013
Páginas: 320

SINOPSE: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas
qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.



Confesso que logo quando comprei este livro desisti depois de ler cerca de umas 50 paginas. Depois de algum tempo que o deixei no armário resolvi terminá-lo de vez e então me apaixonei pela historia. Jojo Mayes usa uma linguem fácil e gostosa de ler, e nos passa a história de uma forma que é quase impossível principalmente para mulheres apaixonadas não se identificar com a história pelo menos um pouco.


O começo é bem tranquilo sem muita emoção, mas logo quando Lou começa a trabalhar para os Traynor a história começa a ter um sentido. Will sofre um grave acidente de moto e Lou cai de paraquedas na vida desse homem amargo que quer apenas ficar sozinho e não ser incomodado por ninguém que queira fazer as coisas por ele já que em sua cabeça ele não vive, mas apenas é um ser que existe em cima de uma cadeira de rodas. Já Lou é doce alegre e cheia de vida, usa roupas extravagantes e coloridas e fala o tempo todo. Depois de muito tempo de convivência os dois acabam gostando um da companhia do outro e passam a apreciar coisas em comum. Lou não tinha muitos hobbies nem fazia muita coisa, mas ao passar esse tempo com Will ela começa e ler sobre assuntos diferentes, ver filmes que antes jamais assistiria (filmes legendados antes jamais) e principalmente a pensar em seu futuro.

Da para entender o porquê Will era tão mal com todos a sua volta, ele era um homem ativo e cheio de vigor antes do acidente, adorava esportes e seu lema era sempre viver a vida intensamente pois nos só temos uma. Com o passar do tempo Lou descobre que Will fez um acordo com seus pais, e lhes deu mais seis meses depois iria desistir da vida, pois já não tinha mais forças, pois suas dores eram muito fortes e não havia cirurgia que pudesse fazer com que ele voltasse à vida de antes. Neste momento Lou fica em choque e pensa em desistir, mas depois de uma conversa com sua irmã Katrina ela decide fazer uma lista de viagens, atividades e tudo mais para que isso fizesse Wil mudar de ideia. É nesse momento em que Lou começa a se apaixonar por ele e ver que não iria deixar que ele partisse em hipótese alguma. 

Depois de muitas atividades e até a festa de casamento de sua ex-namorada eles fazem uma viagem. O prazo estava chegando ao fim, porém Wil estava tão alegre e feliz que Lou estava satisfeita pensando ter conseguido, mas mesmo depois de ambos terem mostrado que se amavam Wil não desiste da ideia... Lou chega a implorar para que ele não faça isso e promete cuidar e ficar com ele para sempre, porém ele não quer ser um fardo. Chegou-me a doer o coração, no entanto eu entendo Will e no seu lugar faria o mesmo afinal amar alguém e nunca poder tocá-lo, abraçá-lo ou andar de mãos dadas só iria aumentar cada vez mais a dor e sofrimento. Geralmente nos livros de romance tudo sempre tende a da certo, mas neste livro infelizmente eles não ficaram juntos, porém nos serve para ver que o amor não escolhe perfeição... Quantas vezes as pessoas olham um casal e julgam por achar que eles não combinam ou por pura implicância, mas para aquele casal seu parceiro é perfeito e ele (a) sendo do jeito que é tendo os defeitos que tem ele (a) sempre irá completar e fazer seu mundo um pouco mais feliz, simplesmente por ser como é.

Eu chorei muito com esse livro e simplesmente fiquei apaixonada por esses dois, super-recomendo, mas que uma historia de amor é uma historia de superação e também nos faz pensar e tentar entender algumas atitudes por trás do sofrimento das pessoas. Em breve farei a resenha da sequência deste livro...
Beijos e abraços, até a próxima resenha.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGEM RECENTE

Lista de utensílios para a casa nova

MINHA ESTANTE NO SKOOB